terça-feira, 1 de agosto de 2017

Especial || Cassandra Clare e o mundo dos caçadores de sombras



Faz muito tempo que quero fazer o especial dessa série que está no meu Top 10 Séries Favoritas, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Então vamos conhecer um pouquinho sobre esse que é um dos mundos mais fascinantes que conheci nos últimos anos. 
Judith Rumelt ou como todos conhecem, Cassandra Clare, é a autora dos livros do universo dos caçadores de sombras, até 2016 ela tinha vendido mais de 1,6 milhões de livros no Brasil e 36 milhões ao redor do mundo. Iraniana, ela vive hoje em Amherst, Massachusetts, EUA, com seu marido Joshua Lewis e é escritora em tempo integral. Antes disso ela escreveu fanfics sobre o universo de Harry Potter e Senhor dos Anéis, sendo este último o seu livro favorito. 
A ideia para Cidade dos Ossos, o primeiro livro da série, veio no dia em que sua amiga a levou para ver uma loja de tatuagem. Ela lhe mostrou as pegadas no teto da loja que estavam cruzando e criando padrões, mas para Clare "Parecia uma batalha fabulosa e sobrenatural que havia sido travada por seres que tinham deixado suas pegadas para trás". Então a partir daqui a autora começou a trabalhar no enredo da série, e em 2007 ela lançou Cidades dos ossos que ficou por várias semanas na lista dos mais vendidos do NY Times. Depois disso Cassandra lançou Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro (fechando aqui a primeira trilogia da série), depois ela lançou As peças infernais que vai contar a história dos caçadores de sombras da Londres Vitoriana 128 anos antes do primeiro livro, e é composto por Anjo mecânico, Príncipe mecânico e Princesa mecânica. Porém, enquanto ela lançava estes livros, ela escreveu uma nova trilogia sobre os instrumentos mortais e intercalou o lançamento com o das peças infernais. Foram eles, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas perdidas e Cidade do Fogo celestial. Mas não acaba por aí, ela decidiu lançar também pequenas crônicas de um personagem da série chamado Magnus Bane, e assim saiu o livro As crônicas de Bane e em seguida mais um com todos os detalhes do mundo dos Caçadores de sombras, intitulado O códex dos caçadores de sombras


E para quem acha que acaba por aqui, não mesmo, ano passado ela lançou o primeiro livro da nova trilogia dos caçadores de sombras, Os artifícios das trevas com o livro A Dama da Meia-noite que vai contar uma história 5 anos depois dos acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial e esse ano saiu a continuação chamada O Lorde das Trevas e também um livro de contos de um personagem da série dos instrumentos mortais, Os contos da academia dos caçadores de sombras, e por último e não menos importante foi publicado um livro recentemente, parece ser como uma ficha técnica dos personagens, chamado Uma história de notáveis caçadores de sombras e seres do submundo. Agora estamos no aguardo do último livro da trilogia Os artifícios das trevas chamado A rainha do ar e da escuridão. Mas esse não vai ser o último livro da série, há outras trilogias sendo escritas The Last Hours e The Eldest Curses.
Mas o que são os Caçadores de Sombras? Eles são, nada mais, nada menos do que Nephilins, uma raça secreta de humanos que possui sangue angelical, e que tem a tarefa de defender e proteger o mundo mundano das criaturas do submundo - demônios e companhia limitada.
Por mais que tenham sangue de anjo correndo nas veias eles são mortais, envelhecem e morrem como um mundano, a única diferença é que o sangue angelical lhe permite poderes além do humanamente possível, através do uso das Runas, que são símbolos usados por eles para cura, clarividência, memória e etc. Entretanto, os humanos jamais podem vê-los.
Os caçadores de sombras foram criados pelo Anjo Raziel, o mundo estava sendo devastado por ataques demoníacos e um feiticeiro invocou o Anjo, que misturou o seu próprio sangue com o sangue do homem em um cálice e deu para os homens beberem. E assim foi criado o que hoje chamamos de Caçadores de Sombras. 
Em 2013 foi lançado um filme do primeiro livro dirigido por Harald Zwart e estrelado por Lily Collins e Lea Headey (Cersei de Game of Thrones) com o orçamento de 60 milhões de dólares, mas foi um fracasso de bilheteria, tendo arrecadado apenas pouco mais de 90 milhões ao redor do mundo. E sim, o filme foi horrível, elenco mal escolhido, uma mistura de todos os elementos de outras sagas com clichês horrendos e um roteiro fraco que só foi declinando para o completo fracasso, a história vai perdendo o ritmo e tudo vai se tornando chato, cansativo, alguns personagens são muito mal explorados, principalmente Hodge que tem um papel tão importante nos livros é completamente mal desenvolvido nessa adaptação. Entre dezenas de outras coisas que tornam esse filme péssimo. As sequências, óbvio, foram canceladas. 


Mas em março de 2015 foi anunciada a criação da série de TV transmitida pela emissora FreeForm, antiga ABC Family. Aqui no Brasil a série é transmitida pelo serviço de Streaming Netflix. O nome da série ficou como Shadowhunters e foi lançada em 12 de janeiro de 2016, e não conta os fatos dos livros em ordem cronológica, há personagens que só apareceriam nos últimos livros, mas que já deram as caras na série, os fãs que conheceram o universo dos caçadores de sombras através da série não sentem o mesmo impacto de mudança como os fãs dos livros, pois houve modificações drásticas que deixou a série terrivelmente ruim, na verdade ela nunca foi boa, era no mínimo aceitável, mas começou a por romance onde não deveria, shippers dos livros que não existem na série, fatos que eram de uma forma nos livros, na série já é de outra forma, o roteiro é cheio de furos, tem muita coisa aberta, só jogam as coisas e depois esquecem, a única coisa boa é a fotografia da segunda temporada e o elenco que está impecável. É triste ver que a autora não tem nenhum poder sobre as adaptações da sua história. 


Para quem quiser conhecer um pouco mais obre Cassandra, clique aqui, para entrar no site dela e há um canal brasileiro no YouTube muito bom para quem quiser se aprofundar mais no conteúdo dos livros, se chama Pandemonium, clique aqui, lá vocês vão encontrar de tudo mesmo, e por último e não menos importante, o mais famoso site sobre o universo de Cassandra IdrisBr, clique aqui, e confira-o também. SÓ CUIDADO COM OS SPOILERS.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário